top of page
Foto do escritorDeborah CN

"Em que espelho ficou perdida a minha face?"

Nota: A frase do título foi retirada do poema Retrato de Cecília Meireles.




A autoestima é um aspecto fundamental da saúde mental e do bem-estar emocional de um indivíduo. Quando a autoestima é baixa, pode afetar negativamente vários aspectos da vida, como relacionamentos interpessoais, desempenho profissional e satisfação pessoal.


A psicoterapia pode ajudar os adultos e adolescentes que estão enfrentando problemas de autoestima baixa. A psicóloga pode trabalhar em conjunto com o(a) paciente a identificação dos pensamentos negativos e das atitudes que estão influenciando a baixa autoestima, bem como os padrões de comportamento que estão contribuindo para a manutenção desse quadro.


Assim, a psicoterapia ajuda o(a) paciente a desenvolver uma autoimagem mais realista e positiva, com base em suas habilidades e realizações. Isso envolve trabalhar a aceitação de si mesmo, a valorização das próprias qualidades e o reconhecimento dos sucessos e conquistas pessoais.

A pessoa também pode aprender a desenvolver a resolução de problemas e habilidades de comunicação para ajudar a lidar com situações difíceis e desafios do dia-a-dia, aumentando a autoconfiança e a capacidade de enfrentamento.


É importante lembrar que o processo de aumentar a autoestima é gradual e não ocorre da noite para o dia. No entanto, com a ajuda de uma profissional da psicologia, é possível você desenvolver uma autoestima mais saudável e positiva, melhorando a qualidade de vida e o seu bem-estar emocional

bottom of page